Fotos: William Flat.O Grupo Teatral da Casa de Cultura de São Miguel Paulista apresentou ontem às 20 horas no CEU Parque São Carlos a peça teatral “Uí”, com a direção de Roberto Taty. A equipe é composta em sua grande maioria de pessoas iniciantes na arte teatral e conta também com o auxílio de atores profissionais que emprestam sua experiência ao grupo e ao mesmo tempo, aprendem com aqueles que, no palco profissional do CEU, dão seus primeiros passos como artistas.
O curso iniciado em março desse ano na Casa de Cultura de São Miguel tem como objetivo despertar a paixão dos jovens pela arte teatral, assim como prepará-los para os obstáculos que virão a seguir, como ter atitudes cidadãs e se dar bem no mercado de trabalho. – No curso nós procuramos despertar o que há de melhor neles, é um trabalho de investigação e construção de cidadania. Diz o professor Roberto Taty. – De cada vinte atores formandos, apenas dois ou três seguem a carreira artística, o restante, apesar de trabalhar em outros setores, sempre carregarão os ensinamentos de palco com eles, como por exemplo, utilizar corretamente sua expressão corporal, o tipo de tom de voz adequado a cada situação, o ator é uma pessoa mais sensível, dinâmica, se adequa melhor às mais diversas situações impressas pelo mercado de trabalho.
Camila de Campos, atriz de 14 anos do grupo confirma – Melhorei meu desempenho na escola depois do começo do curso, tenho mais facilidade em me expressar com o público, além de melhorar minha leitura. Mais uma atriz iniciante, a jovem Cristal afirma – É uma honra poder começar em um teatro profissional, com toda essa estrutura, são experiências que carregarei por toda a vida.
Uí é uma colagem de texto, diz o diretor, vários trechos de peças diferentes são unidos para criar um espetáculo só. Em uma situação comum, temos apenas dois ou três personagens principais, ou seja, que se destacam. Resolvi apostar em uma apresentação com vários recortes, pois os atores têm mais chances de interpretar situações diversas. Como é o caso de Ivan, que interpreta em uma cena um amante que vira travesti e em outra cena um padre que se enrola com o próprio sotaque. – Sou professor de história e busquei o curso de teatro para aprimorar meu desempenho em sala de aula, além, é claro, de ser um sonho antigo.
Com o fim do curso, os alunos não pensam em parar por aí. No começo do ano recomeçam as aulas, agora com dois grupos, um de principiantes e outro, este já com a presença dos alunos de 2010, com um grupo já avançado.
Esta iniciativa da Casa de Cultura de São Miguel vem trazendo uma nova perspectiva do cenário cultural do bairro. Com cursos que variam entre yoga, dança do ventre, capoeira, teatro, teatro vocacional, canto, cavaquinho e dança de salão. São Miguel sempre foi um pólo cultural e agora vem demonstrando o surgimento de uma nova geração de artistas apaixonados pela região. Sacha Arcanjo, Zulu de Arrebata e Edvaldo Santana já mostraram ao Brasil a força da cultura de São Miguel, agora esperamos um novo movimento cultural no bairro. A Casa de Cultura de São Miguel está localizada na rua Irineu Bonard, n. 169, na Vila Pedroso e todos seus cursos são gratuitos e abertos à população.
